Evento no NF debate filme "A onda" na próxima quinta

Sexta, 19 Outubro 2018 11:05

O Sindipetro-NF promove no próximo dia 25, quinta-feira, o Cinedebate Quinta Resistente, no teatro da entidade, na sede de Macaé. O filme exibido, a partir das 18h30, será "A onda" (Alemanha, 2009), seguido de debate com o professor Paulo Henrique Dantas e o advogado Normando Rodrigues.

Inspirado na construção de regimes autoritários e desumanos, com o da Alemanha sob o Nazismo, a trama do filme não poderia ser mais adequada aos tempos brasileiros atuais: " O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula", explica a sinopse.

O experimento ganha o nome de "A onda", e os participantes chegam a criar um uniforme e uma saudação. "Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais", complementa.

Debatedores

Paulo Henrique Dantas é professor de Sociologia da rede municipal de Macaé, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenador do Programa de Estudos em Direitos Humanos do CAp (Colégio de Aplicação).

Assessor jurídico da FUP e do Sindipetro-NF, Normando Rodrigues é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.