ASO é pauta da próxima reunião do GT de SMS

Da Imprensa da FUP

Os representantes da FUP e da Petrobrás voltam a se reunir no próximo dia 24 para a quarta reunião do Grupo Paritário de Trabalho de SMS. Na pauta, os Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs), cujo tema a FUP discutirá previamente com os seus sindicatos, em reunião no dia 23. A Federação aproveitará a ocasião para socializar com as lideranças sindicais os principais debates e encaminhamentos do GT, desde que o grupo foi formado, em 19 de dezembro do ano passado.

A última reunião do GT de SMS foi no dia 26 de abril, quando a FUP tornou a cobrar participação dos sindicatos em todas as comissões de apuração de acidentes e incidentes, independentemente do grau de gravidade estabelecido pela Petrobrás. Essa tem sido uma questão recorrentemente cobrada pela FUP nas reuniões do GT, bem como a implementação de mecanismos que coíbam a subnotificação de acidentes com afastamento.

O Grupo foi criado para dar desdobramento às propostas dos trabalhadores apresentadas à presidência e à diretoria executiva da Petrobrás durante o Fórum Nacional de Práticas de SMS, realizado em setembro do ano passado, em atendimento a uma das conquistas da FUP no ACT 2010. Para isso, foram preciso diversas mobilizações e várias vidas perdidas em acidentes na empresa, como a queda de mais um helicóptero na Bacia de Campos, que matou quatro trabalhadores em agosto de 2011.